Museu Sambaqui da Tarioba participa da Semana de Museus nas escolas

Vídeos do Museu estarão disponíveis para a população na Casa de Cultura

A Fundação Rio das Ostras de Cultura (Froc) está inovando e, mais uma vez, usando a criatividade nas suas ações. Inserido no Guia de Programação do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) para as comemorações da Semana dos Museus, realizada entre os dias 16 e 22 de maio, o Município prepara uma programação especial para a data. Como o Museu de Sítio Arqueológico Sambaqui da Tarioba está fechado temporariamente para manutenção, uma equipe de servidores da Casa de Cultura vai levar o Sambaqui para ser apresentado nas escolas.

A ideia tem o objetivo de aproximar a arqueologia do público em geral e possibilitar às escolas, municipais, estaduais ou particulares, o acesso à arqueologia e aos costumes dos povos pré-históricos que habitaram Rio das Ostras.

As escolas, municipais, estaduais ou particulares, interessadas em receber a equipe da Fundação para falar sobre o Museu devem fazer o agendamento diretamente pelo telefone 2764-1768. As vagas são limitadas e as visitas vão ocorrer nos dias 16, 17, 23 e 24, nos períodos da manhã e tarde.

Na Casa de Cultura estarão sendo disponibilizados vídeos sobre o Museu de Sítio Arqueológico Sambaqui da Tarioba, com perspectivas de várias instituições sobre a unidade cultural riostrense, até o dia 31 de maio. O horário de funcionamento da Casa de Cultura Bento Costa Júnior é das 9h às 18h, de segunda a sexta-feira, e sábado das 13h às 18h.

20ª SEMANA DOS MUSEUS  – De acordo com o Instituto Brasileiro de Museus, a 20ª Semana Nacional de Museus, que traz o tema: “O Poder dos Museus”, é de grande importância para o reconhecimento do Poder dos Museus. Isso pode ser libertador. Se, por um lado, é possível falar no Poder dos Museus e seu caráter emancipador; por outro, é possível também reconhecer os Museus do Poder e seu caráter controlador, domesticador.

O Poder dos Museus está presente em suas ações de pesquisa, preservação, conservação, educação, comunicação, ação cultural, gestão, inovação tecnológica, cumprimento de suas funções sociais e criação de repertórios para o futuro. Os museus são construtores de futuro e por isso são poderosos.

 

MUSEU DE SÍTIO ARQUEOLÓGICO SAMBAQUI DA TARIOBA – Inaugurado em 1999, o Museu é aberto à visitação pública com exposição permanente de peças catalogadas por época, origem e denominação pelo Instituto de Arqueologia Brasileira-IAB, em reconstituição da pré-história da região.

Para que o público possa conhecer a história contada pelo depósito do Sambaqui, foi feita uma escavação linear, assim os objetos, esqueletos e conchas, dentre outros, podem ser observados em camadas ao longo das escavações por intermédio de uma passarela construída. Isto permite que o visitante acompanhe visualmente a sequência de camadas conservadas deste sítio. O espaço incentiva a prática de atividades educativo-culturais direcionada às escolas e atrai turistas curiosos em conhecer um pouco mais sobre a organização social e a cultura material do homem pré-histórico brasileiro.

A unidade possui uma área escavada com restos de esqueletos e exposição de objetos de adorno, ostras gigantes, conchas, pedras (batedores e quebra-coquinhos), que caracterizam a ocupação de uma antiga civilização estimada entre quatro mil anos. O Sítio Arqueológico foi registrado com o nome Tarioba pelo IAB em 1967, o termo sambaqui é de origem tupi-guarani e significa acúmulo de conchas.

 

A Fundação também disponibiliza outros vídeos sobre o Museu de Sítio Arqueológico Sambaqui da Tarioba em seu canal oficial no You Tube, na playlist  “20ª Semana Nacional de Museus”. 

https://youtu.be/tbXU95oEf84               14ª semana Nacional de Museus  2016

https://youtu.be/-CsUnnnRmxY             Nômades

https://youtu.be/c11aDIOYa8g               documentário oficial

https://youtu.be/SG4LhfKLk1Y                               Pintura dos painéis

https://youtu.be/BiQRWJR46qE              documentário   Sambaqui e Iriry

https://youtu.be/8dHOUHcpdnA           programa expedições

https://youtu.be/MNLqbmjesk8            as aventuras de Juju  Mochileira

https://youtu.be/OK1JvSN7GfQ       Sambaqui, Sambaqui - comidinhas de antigamente