Rio das Ostras capacita lideranças em Educação Ambiental


O Núcleo de Educação Ambiental da Região da Bacia de Campos (NEA-BC), da Associação Raízes, promove um programa de formação e desenvolvimento de lideranças em Rio das Ostras. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas pelo site https://associacaoraizes.org.br/ . A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura de Rio das Ostras.

Serão 11 encontros educativos que vão discutir Educação Ambiental, Políticas Públicas, Políticas Socioespaciais e Ambientais, Controle Social e Incidência Política. A formação é gratuita, com material educativo disponibilizado pelo projeto e realizada por facilitadores especializados nos temas. As aulas serão realizadas na Avenida Jane Maria Martins Figueira, 1513,  loja 01, em Jardim Mariléa.

O projeto NEA-BC em Rio das Ostras é uma iniciativa de mitigação, exigido pelo Licenciamento Ambiental Federal, conduzido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Promove a participação cidadã por meio da Educação Ambiental em 13 municípios da Bacia de Campos.

PARTICIPAÇÃO COMUNITÁRIA – Durante a formação é possível desenvolver a participação comunitária na Gestão Ambiental Pública e aprender como apresentar as necessidades da comunidade aos órgãos competentes, participar de Audiências Públicas e Conselhos Comunitários, além de acompanhar a aplicação do dinheiro público, entre outras ações de liderança na comunidade.

Podem participar jovens a partir de 15 anos e adultos do Município. As inscrições podem ser realizadas pelo site https://associacaoraizes.org.br/. As vagas são limitadas.

A data da abertura do programa de formação acontecerá entre a última semana do mês de agosto ou na primeira semana de setembro. Na ficha de pré-inscrição, os interessados devem indicar os melhores dias para participar dos encontros educativos.