Rio das Ostras mantém repescagem de todas as doses contra Covid

Fot: Mauricio Rocha

Neste sábado, 6, haverá vacinação das 8h às 18h, no Iate Clube. De segunda a sexta, o horário é de 8h às 16h


A vacinação contra Covid-19 segue em Rio das Ostras. O Calendário Vacinal da semana inclui repescagem de todas as doses disponíveis, de segunda a sexta, de 8 a 12 de agosto, das 8h às 16h.


Excepcionalmente neste sábado, 6, haverá imunização contra o coronavírus e também contra a Influenza, das 8h às 18h. A vacinação continua concentrada no Iate Clube, no Centro.


Desde a última segunda-feira, o Município passou a oferecer a 4ª dose para pessoas com 18 anos ou mais.


INTERVALOS 2ª DOSE – São intervalos recomendados para receber a segunda dose (maiores de 12 anos): vacinados com Pfizer – 21 dias após a primeira dose; vacinados com Astrazeneca – oito semanas após a primeira dose; vacinados com Coronavac – 28 dias após a primeira dose.


A imunização de crianças entre 5 a 11 anos deve obedecer aos seguintes intervalos: vacinadas com Pfizer Infantil – oito semanas após a primeira dose; vacinadas com Coronavac – 28 dias após a primeira dose.


INTERVALOS 3ª DOSE – Para receber a terceira dose, os intervalos são os seguintes: população vacinada com Astrazeneca, Coronavac ou Pfizer: quatro meses após a segunda dose; imunossuprimidos: oito semanas após a segunda dose; gestantes e puérperas: quatro meses após a segunda dose.


INTERVALOS 4ª DOSE – Devem receber a quarta dose, pessoas com 18 anos ou mais e pessoas com imunossupressão, maiores de 12 anos que receberam a 3ª dose há mais de quatro meses.


REFORÇO DE JANSSEN – Pessoas vacinadas com o imunizante da Janssen devem seguir os intervalos recomendados. Primeiro reforço após dois meses da dose única; segundo reforço com quatro meses após o primeiro reforço; terceiro reforço com quatro meses após o segundo reforço e quarto reforço após quatro meses do terceiro reforço - pessoas a partir de 40 anos.


 


CALENDÁRIO SEMANAL DE VACINAÇÃO COVID-19


06/08/2022- SÁBADO- 8h ÀS 18h - POLO IATE CLUBE


08/08/2022 a 12/08/2022 – SEGUNDA A SEXTA-FEIRA- 8h ÀS 16h - POLO IATE CLUBE


 


REPESCAGENS DE DOSES DISPONÍVEIS


Repescagem de 1ª e 2ª dose para crianças de 5 a 11 anos;


Repescagem de 1ª, 2ª, 3ª doses para pessoas a partir de 12 anos;


Repescagem de 4ª dose para pessoas a partir dos 18 anos.


 


DOCUMENTOS CRIANÇAS – Para a criança receber a vacina, será necessário apresentar os seguintes documentos: Certidão de Nascimento ou identidade; CPF ou Cartão do SUS; Comprovante de Residência e Caderneta de Vacinação da criança, considerando a necessidade de avaliação técnica sobre o intervalo recomendado entre a vacina Covid-19 e os demais imunizantes do Calendário Nacional de Imunização (15 dias).


DOCUMENTOS PESSOAS A PARTIR DE 12 ANOS –  Pessoas a partir de 12 anos devem comparecer à Unidade com os seguintes documentos: Certidão de Nascimento ou Identidade; CPF ou Cartão do SUS e Comprovante de Residência.


RESPONSÁVEIS – Os pais ou responsáveis legais devem estar presentes no ato da vacinação dos menores de 18 anos. Em caso de ausência desses, um adulto poderá acompanhar a criança portando a autorização de consentimento por escrito (modelo de declaração disponível nos Polos de Vacinação Pediátrica). Não será necessária receita médica para vacinar a criança.


INTERVALOS VACINAÇÃO ROTINA – Importante lembrar que não é necessário intervalo entre vacinas contra a Covid-19 e as demais vacinas de rotina ou de campanhas para a população maior de 12 anos.


QUEM JÁ TEVE COVID – Mesmo as pessoas que já contraíram a Covid-19 devem ser vacinadas, já que a duração da proteção natural gerada pela doença é desconhecida.


No caso de quadro positivo para Covid, a vacina só deve ser aplicada após o completo restabelecimento da Saúde e, no mínimo, quatro semanas após o início dos sintomas.