Rio das Ostras vai instalar mais de 450 câmeras de monitoramento

 

Foto: Allexandre Costa

Contrato de videomonitoramento foi firmado nesta segunda pelo prefeito Marcelino Borba

Mais um dos compromissos assumidos pela Gestão Municipal está sendo cumprido: tornar Rio das Ostras uma cidade mais segura. A Administração Municipal assinou nesta segunda-feira, 15, por meio do prefeito Marcelino Borba e do Secretário de Segurança Pública, Marcus Rezende, o contrato para a instalação de sistema de videomonitoramento no Município.


A previsão é de que, até novembro, sejam instaladas cerca de 250 câmeras em diferentes locais da Cidade. O serviço de monitoramento deve estar em pleno funcionamento até o final do ano, com 458 equipamentos de videomonitoramento em atividade.


O contrato com a empresa especializada prevê serviços de captura, detecção e controle, disponibilização de softwares e treinamento, além da prestação dos serviços de manutenção das câmeras e suporte técnico para a implantação da plataforma urbana integrada de gestão e inteligência.


MONITORAMENTO INTELIGENTE - Os equipamentos serão implantados por toda a Rodovia Amaral Peixoto, em diversas localidades e em pontos estratégicos pré-definidos pelos órgãos de Segurança Pública, formando um cerco tático 24h no Município.


As câmeras de vídeo têm uma plataforma de inteligência que realiza uma análise comportamental das placas de veículos que circulam com frequência pela Cidade, além do reconhecimento facial.


O prefeito Marcelino Borba destacou a importância do monitoramento e suas vantagens para a Cidade.


“Além da segurança da população, o sistema permite uma melhor organização do Município, contemplando vários segmentos, como ordenamento do trânsito, limpeza pública, dentre outras demandas da Cidade. O Município estará com todas as entradas e saídas monitoradas 24 horas”, destacou o prefeito.


PLATAFORMA CÓRTEX- Os equipamentos instalados no Município também serão integrados a uma das melhores ferramentas de vigilância e controle, o sistema Córtex, do Ministério da Justiça.


Com tecnologia de inteligência artificial, o programa usa a leitura de placas e realiza o rastreamento de veículos em tempo real. Além de ser interligado com outros bancos de dados importantes para a segurança da população.


“Junto com o sistema de videomonitoramento será implantado o Centro Integrado de Operações de Defesa Social- Ciodes, que é uma sala de inteligência que funcionará junto com a Polícia Civil e Militar, Guarda Civil, Bombeiros e Saúde”, contou o secretário de Segurança Pública, Marcus Rezende.


Ele ainda destacou que a plataforma permite agregar outras soluções tecnológicas.


“Esse é mais um grande avanço para o Município. A plataforma é uma preparação para que possamos colocar sensores de alagamento, criar uma gestão de iluminação pública e de semáforos inteligentes. As câmeras também permitem que comerciantes que tenham interesse possam compartilhar as imagens captadas por seus equipamentos com o sistema integrado, ampliando ainda mais o alcance do monitoramento da Cidade”, completou Rezende.