Casa de Cultura Bento Costa Jr promove novos Cursos Livres


A temporada de Cursos Livres na Casa de Cultura Bento Costa Jr, em Rio das Ostras, continua aberta. São três novas opções de cursos: “Capoeira Angola”, “Literatura” e “Haikai”. Os interessados devem entrar em contato pelo telefone (22) 2764-1768 ou comparecer direto na unidade, que fica na rua Bento Costa Jr, 70, no Centro (em frente à Concha Acústica, na Praça São Pedro). A mensalidade dos cursos está no valor de R$ 85.

 

CURSOS – O curso “Capoeira Angola: Aula de Ritmo e Movimentos”, ministrado pelo instrutor Renan de Oliveira Rodrigues, será realizado às quintas-feiras, com duração de 90 minutos, das 10h às 11h30. Estão disponíveis 20 vagas para jovens e adultos, a partir de oito anos de idade. A Capoeira de Angola é uma manifestação da cultura popular brasileira, em que coexistem o jogo, a dança, a mímica, a luta e a ancestralidade, unidos de forma coesa, simples e sintética. 

O Curso de Literatura “Multiverso” terá duração de duas horas e será ministrado das 13h30 às 15h30, sempre às quintas-feiras, pelo professor Gerson Dudus. No programa do Curso, os alunos vão aprender sobre o que é poesia, as vanguardas europeias e as subversões da poesia, poesia experimental brasileira (poesia visual, videopoesia, poesia sonora e poesia digital) e exercícios de criação e sensibilização. O curso terá um mínimo de três e o máximo de 10 alunos, a partir dos 12 anos.

O terceiro curso será de Haikai e também será ministrado por Gerson Dudus. As aulas serão às segundas-feiras, com duas horas de duração, das 9h30 às 11h30. O Haikai é um gênero de poesia com forma fixa. Possui três versos: o primeiro e o terceiro são redondilhas menores — versos de cinco sílabas —, e o segundo, redondilha maior — verso de sete sílabas. Portanto, é uma poesia objetiva e sintética. Os alunos também aprenderam sobre Haiga, que é uma pintura geralmente executada em tinta monocromática em nanquim e aquarela. Seu estilo é simples e minimalista, de modo condizente com a forma poética que o acompanha.