Festa do Feijão de Rio das Ostras foi o maior sucesso


Cerca de 50 agricultores celebraram a colheita de mais de 36 toneladas das variedades vermelho, preto e carioquinha

 

A 16ª edição da Festa do Feijão de Rio das Ostras celebrou a colheita de 36,4 toneladas do alimento por meio do “Projeto Feijão”, que atendeu cerca de 50 agricultores da região de Cantagalo, zona rural de Rio das Ostras. Foram plantados 40,95 hectares de três variedades: vermelho, preto e carioquinha. Foi alcançada uma produtividade de 889 kg/ha (por hectare plantado). A festa aconteceu durante o último final de semana com ampla programação de shows.

Francisca Rocha veio de Serra, no Estado do Espírito Santo, para o show do Falamansa na abertura do Festival. Ela, que é fã da banda, “esticou” sua passagem para conhecer melhor Rio das Ostras e foi só elogios.

 “Estou impressionada com a organização do Festival. Eu não poderia imaginar que Rio das Ostras tivesse um potencial turístico tão grande além da região de praia. Também estou amando a programação com os músicos locais. As Florroseiras também são maravilhosas, cheia de autenticidade e estilo”, contou.

Visitantes e moradores puderam experimentar receitas produzidas com feijão e comercializadas nas barraquinhas instaladas no espaço onde foram apresentados os shows.

“Esta festa é diferenciada porque atrai visitantes para um local que sai do circuito turístico tradicional de Rio das Ostras. Ela tem uma característica própria e leva programação para áreas um pouco mais distantes do Centro”, disse Aurora Siqueira, secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo.


PROGRAMAÇÃO – A banda Falamansa mostrou que depois de 24 anos mantém o frescor para inovar e modernizar o gênero forró pé de serra. O grupo conquistou o público com as novas roupagens de clássicos deles como o “Xote da Alegria”, em ritmo de frevo, com direito até a passos de quadrilha puxadas pela própria plateia.

Para Tato, vocalista do Falamansa, que levou palavras de otimismo, fé e positividade, estar unidos e projetar amor é fundamental para manter o estilo e o público. “O nosso forró é para fazer as pessoas felizes, com a crença de que a vida é boa e vale a pena”, contou para a equipe da Assessoria de Comunicação da Prefeitura.

 As irmãs cearenses Fabíola e Fabiana, “As Florroseiras”, foram outro destaque da Festa do Feijão. Com clássicos de Luiz Gonzaga e outros ícones da música nordestina, a banda subiu ao palco com um figurino enaltecendo a cultura popular da região Nordestina.
 

Na programação, ainda teve pagode, pop rock, sertanejo, cavalgada e competição de Marcha Mangalarga Marchador.  A Festa do Feijão faz parte das ações da Administração Municipal de Rio das Ostras para geração de renda e desenvolvimento econômico por meio das políticas de turismo rural durante a baixa temporada.