Projeto Feijão colhe mais de 36 toneladas em Rio das Ostras


Os produtores rurais de Rio das Ostras comemoram mais uma colheita do “Projeto Feijão”.  Nos dois últimos anos, o Projeto Feijão, desenvolvido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca,  beneficiou mais de 50 produtores rurais do Município. A iniciativa inclui o fornecimento de maquinário e assistência técnica, executando todos os processos, que vão desde o preparo inicial da terra até a colheita e a separação dos grãos. 

 

A cultura do feijão é uma atividade tradicional em Cantagalo, zona rural do Município, que por sua vez, por intermédio da equipe técnica do Departamento Agropecuário, vem adaptando o Projeto às necessidades do produtor local. O Município promove um trabalho permanente de acompanhamento e orientação dos agricultores para ampliar o potencial da produção local.

 

Segundo o responsável pelo Departamento Agropecuário, Givanildo Gomes, o apoio da Prefeitura de Rio das Ostras ao pequeno produtor é fundamental. “Essa medida foi essencial porque os custos com maquinário e insumos aumentaram muito nos últimos meses”, explicou.

 

Por sua vez, o engenheiro agrônomo Renato Alves Ferreira relatou que, para obter resultados positivos com a cultura do feijão, é preciso considerar fatores como o solo, temperatura, época e água, entre outros. “A nossa produção poderia ter sido melhor se não fosse o longo período sem chuvas”, completou o técnico.

 

PRODUÇÃO - Como resultado do "Projeto Feijão", foram plantados 40,95 hectares e colhidas 36,4 toneladas de feijão, de três variedades: vermelho, preto e carioquinha.  Foi alcançada uma produtividade de 889 kg/ha (por hectare plantado).