Senac assume Centro Gastronômico de Rio das Ostras

Espaço amplia qualificação profissional no setor da culinária e abre vagas para pessoas carentes


O Senac assumiu a gestão do Centro Gastronômico de Rio das Ostras, que vai ampliar as oportunidades profissionais do setor por meio de qualificação de ponta. A cerimônia da entrega das chaves aconteceu na tarde desta quinta-feira, dia 10, no espaço (antiga Padaria Escola), em Nova Cidade. O local pertence a Prefeitura e será mais uma grande parceira do Sistema S na Região dos Lagos.

O espaço, batizado com o nome de José Hugo Celidônio, conta com laboratório de gastronomia, duas salas de aula, banheiros, vestiários, área administrativa e depósito. Inicialmente, serão ofertados cursos de preparo de pizzas, massas frescas, cake design e preparo de coquetéis, com 18 vagas cada. Serão oferecidas vagas gratuitas para a comunidade carente do município, por meio do programa Senac de gratuidade.

A entrega das chaves contou com a apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo e do Sindicato do Comércio Varejista (Sindicomércio).

"A vinda da área de gastronomia do Senac para Rio das Ostras, visando qualificar os nossos munícipes, é o início de uma caminhada em prol de um turismo de excelência", disse Marcelo Ayres, presidentes do Sindicomércio. 

 

 
Também estavam presentes: Pedro Teixeira - diretor de operações, João Cidreira - gerente do Senac, Aurora Siqueira - secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Lara Velho - subsecretária de Desenvolvimento Econômico, além de vereadores.

HUGO CELIDÔNIO – José Hugo Celidônio foi um dos chefes mais importantes da gastronomia brasileira e tem uma linda história com Rio das Ostras. Conheceu o Festival de Frutos do Mar em 2004, quando foi convidado para ministrar aulas. Em seguida, participou de outras edições, foi curador do evento por anos seguidos e contribuiu muito para a formação dos chefes da cidade e para a gastronomia local.

Celidônio trouxe notoriedade a gastronomia de Rio das Ostras por meio da divulgação dos resultados e receitas dos festivais na sua coluna do jornal O Globo e no programa do canal Shoptime. Quando não visitava a cidade a trabalho, vinha como turista para experimentar os pratos do festival.

Faleceu em 2018, com 86 anos, e deixou um conselho para os cozinheiros de Rio das Ostras: “Renovem e inovem seus cardápios, adaptem a sazonalidade da estação e usem o que tem em abundância no mercado de vocês!”, comentou na época.