Macaé bate 20,6 mil empregos gerados em dois anos

 


Macaé atingiu o maior saldo em geração de postos de trabalho entre as cidades do interior do Estado do Rio de Janeiro.

Em dois anos, Macaé atingiu o maior saldo em geração de postos de trabalho entre as cidades do interior do Estado do Rio de Janeiro, somando mais de 20,6 mil empregos criados a partir da retomada de investimentos em segmentos ligados à cadeia produtiva de óleo, gás e energia.

 Os dados atualizados nesta terça-feira (28/02) pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) registram que só em 2022, a Cidade Energia contabilizou 8.793 novos postos de trabalho criados por setores como construção civil, comércio, indústria e serviços.

Diante da dinâmica iniciada em 2021, ano em que Macaé registrou a criação de 11.814 empregos, o município se beneficia de forma direta da consolidação de mais de R$ 25 bilhões de investimentos da iniciativa privada, tendo o novo porto (Tepor) como a principal referência na evolução da infraestrutura local que atende a etapa de transição energética já registrada pelo Brasil em cenário global.

Pautas defendidas pelo prefeito Welberth Rezende, como discussão junto à Petrobras da revisão da exigência de dois anos de experiência para profissionais qualificados que atuam em áreas específicas do segmento offshore, também exercem influência sobre a nova dinâmica do mercado de trabalho do município.

Para o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Vianna, além do petróleo, outros segmentos despontam como potências para a abertura de novos postos de trabalho na cidade.

 

“Sem dúvidas, essa sequência positiva de geração de empregos será mantida por Macaé em 2023, ano que consolidará a construção do novo Porto e a definição de investimentos em setores como o Turismo”, avalia o secretário.

 

A nova etapa de industrialização da cidade, referenciada pela proposta de instalação de fábrica de fertilizantes, também ajuda a projetar um novo ano positivo em geração de empregos no município.

 

“Estamos preparados para auxiliar as empresas que estão em fase de contratação, a identificar em nossa cidade a mão de obra qualificada. Esse intercâmbio garante ao trabalhador de Macaé a oportunidade de retornar ao mercado e a participar desta nova fase de prosperidade do município”, avalia o Secretário de Trabalho e Renda, Cristiano de Almeida.