Rio+Saneamento adere ao Pacto Global das Nações Unidas

 


Iniciativa voluntária fornece diretrizes para a promoção do crescimento sustentável e da cidadania

A Rio+Saneamento, concessionária à frente da operação plena do abastecimento de água em 18 municípios do Rio, incluindo 24 bairros da Zona Oeste da capital, acaba de aderir ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), plataforma de liderança voluntária para a promoção do crescimento sustentável, de práticas empresariais mais éticas e dos direitos humanos. A iniciativa alinha estratégias e operações empresariais aos 10 princípios universais e aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs). 

Ao se tornar participante do Pacto Global, a Rio+Saneamento se compromete em implementar em sua estratégia corporativa, ações alinhadas com os princípios do Pacto e para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), e em especial: Saúde e Bem-Estar; Igualdade de Gênero; Água Potável e Saneamento; Trabalho Decente e Crescimento Econômico; Cidades e Comunidades Sustentáveis; Consumo e Produção Responsáveis; Ação Contra a Mudança Global do Clima; e Paz Justiça e Instituições Eficazes. 

“Estamos à frente de um serviço que leva um bem essencial à população: a água. Desta maneira, sabemos como ninguém a importância de apoiar e colocar em prática ações capazes de promover uma maior responsabilidade ambiental. Também é importante destacar que estamos assumindo um compromisso público com outras áreas igualmente fundamentais para o desenvolvimento humano, garantindo o atendimento aos direitos básicos de saneamento em nossas áreas de operação”, afirmou Leonardo Righetto, presidente da Rio+Saneamento. 

Comprometida com as metas de universalização do acesso à água potável e à coleta e tratamento de esgoto previstas pelo Marco Regulatório do Saneamento Básico, a concessionária espera garantir 99% de cobertura de água e 90% de cobertura de esgoto em 11 anos de concessão, dentro de sua área de atuação. Pelos próximos 35 anos de contrato, serão investidos R$ 4,7 bilhões, com intervenções em toda área de concessão. Está prevista a construção de 12 Estações de Tratamento de Água e 33 Estações de Tratamento de Esgoto, além da implantação de mais de 3.000 km de redes de água e esgoto no estado.

Lançado em 2000, o Pacto Global da ONU é atualmente a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com mais de 16 mil participantes, entre empresas e organizações, distribuídos em 70 redes locais, que abrangem 160 países. A iniciativa voluntária fornece diretrizes para a promoção do crescimento sustentável e da cidadania, por meio de lideranças corporativas comprometidas e inovadoras.