Estilo BBB! Rio das Ostras avança na implantação de Projeto de Videomonitoramento

 

Reunião com empresa aconteceu na última sexta-feira,19 de agosto. Foto: Allexande Costa

A Administração Municipal de Rio das Ostras dá mais um passo em direção a uma gestão de Segurança Pública mais eficiente. Entre as ações em andamento, está a implantação do Projeto de Videomonitoramento da Cidade.

Nesta sexta-feira, 19, o prefeito Marcelino Borba e o secretário Municipal de Segurança Pública, Marcus Rezende, juntamente com autoridades policiais e representantes da empresa responsável pela prestação de serviço e instalação do sistema, se reuniram para os últimos ajustes técnicos do Projeto.

O contrato foi assinado na última segunda-feira, 15 de agosto, e prevê a instalação de mais de 450 câmeras de monitoramento por todo o Município.

O prefeito Marcelino Borba destacou a importância de ter as câmeras em pleno funcionamento o quanto antes.

“O que nos cabe será feito com agilidade. Queremos a Cidade monitorada para garantir cada vez mais segurança aos nossos munícipes. Além da Segurança, as câmeras trazem outros benefícios e ajudam no cuidado e na manutenção do Município”, disse o prefeito.

O contrato com a empresa especializada prevê serviços de captura, detecção e controle, disponibilização de softwares e treinamento, além da prestação dos serviços de manutenção das câmeras e suporte técnico para a implantação da plataforma urbana integrada de gestão e inteligência.

Os comerciantes também podem compartilhar as imagens captadas por suas câmeras de segurança com a Plataforma Inteligente de Gestão Urbana Integrada. Essa partilha ajuda, ainda mais, na identificação de delitos e até na resolução de crimes.

“Estamos aliando tecnologia com Segurança Pública. Vamos trazer o conceito de que a Cidade nunca dorme. Com mais esse avanço as ações serão mais efetivas para a segurança da população”, destacou o secretário de Segurança Pública, Marcus Rezende.

TECNOLOGIA- Os equipamentos serão implantados em diversas localidades e em pontos estratégicos que também formarão um cerco tático 24h no Município.

As câmeras de vídeo têm uma plataforma de inteligência que realiza uma análise comportamental das placas de veículos que circulam com frequência pela Cidade, além do reconhecimento facial.

PLATAFORMA CÓRTEX- Os equipamentos instalados no Município também serão integrados a uma das melhores ferramentas de vigilância e controle, o sistema Córtex, do Ministério da Justiça.

Com tecnologia de inteligência artificial, o programa usa a leitura de placas e realiza o rastreamento de veículos em tempo real, além de ser interligado com outros bancos de dados importantes para a segurança da população.