Clima natalino chega às escolas municipais de Rio das Ostras

O vermelho, o verde e a tão esperada visita do Bom Velhinho já animam a rotina das escolas da Rede Municipal de Rio das Ostras. O clima natalino chegou e coloriu as salas de aulas neste mês de dezembro, assim como nas demais áreas da Cidade, trazendo sentimentos de harmonia e união entre servidores, alunos e comunidades. Nas escolas, a festividade sinaliza ainda o processo de finalização do ano letivo, com comemorações pelo ano que se encerra e renovação para o período que se aproxima.

Na Escola Municipal Ary Gomes de Marins, a festividade é tradicionalmente protagonizada pelo pai da diretora da unidade, Bruna Lucas Ribeiro Blaser. Há cerca de seis anos, ele coloca as barbas brancas e as vestimentas vermelhas e anima a criançada no papel do Bom Velhinho.

“Todos se reúnem no pátio para aguardarem juntos a chegada do Bom Velhinho com muita festa e alegria. A chegada do Papai Noel é o ápice de um momento de muita emoção e encantamento, tanto por parte dos alunos, como também de toda a equipe”, contou a diretora.

Segundo Bruna, as festividades de Natal colaboram com a aproximação da família com o contexto escolar. “A celebração de Natal na escola é um momento de muita interação entre alunos, equipe e famílias. As famílias se envolvem, participam ativamente e também ajudam nas festividades. Essa participação é fundamental para que as crianças tenham um processo de aprendizagem mais positivo e saudável”, ressaltou.

Assim como nas demais áreas, a festa de Natal traz simbolismos e sentimentos especiais na Educação. “O Natal na escola simboliza o fechamento de um ciclo, é o encerramento de um ano letivo juntos, um momento de despedida, mas também de confraternização entre as turmas. É super importante a realização de eventos como esses no ambiente escolar, a fim de promover a integração entre a comunidade geral e conhecimento efetivo do trabalho que foi desenvolvido ao longo do ano”, finalizou a diretora.