Casa de Cultura Bento Costa Jr recebe exposição “Mergulhos e Imersões”


 A Fundação Rio das Ostras de Cultura convida para a abertura da Exposição “Mergulhos e Imersões”, do artista plástico Romero Cavalcanti, nesta quinta-feira, dia 13, a partir das 14h, na Casa de Cultura Bento Costa Jr.

 

A exposição é sobre a arte que nasce de um modo de olhar, com flexibilidade e maleabilidade, as caixas de papelão descartadas nas ruas da cidade. Nesta série de obras, o papelão ondulado e as ondas do mar de Rio das Ostras entram em harmonia para expressar suas águas e também as pessoas mergulhadas nela.

 

Nas mãos do artista Romero Cavalcanti, que utiliza a técnica de recorte de papel (cutaway), o papelão flui como um rio que vai dar num mar de imaginação. Suas obras convidam o olhar a surfar em suas ondas. A utilização dessa técnica é uma das maiores marcas do trabalho pessoal de Romero.  

 

ROMERO CAVALCANTI – O artista Romero Cavalcanti é paraibano de Itabaiana, morou em João Pessoa, Recife, São Paulo, Barcelona e se mudou para o Rio de Janeiro nos anos 70. Fez cartazes para o teatro carioca por quase 15 anos. Alguns dos seus trabalhos estiveram em bienais na Polônia e Finlândia. Nos Estados Unidos, as obras de Romero integram a coleção da Biblioteca do Congresso em Washington, além de terem sido reproduzidas em revistas na Suiça, Alemanha e Brasil.

 

Na trajetória de mais de 40 anos entre os campos da arte e do design, Romero é reconhecido pela sua curiosidade e facilidade ao explorar as mais variadas técnicas de concepção da imagem. Recentemente, mudou-se para Rio das Ostras, onde vem conduzindo sua pesquisa em torno do papelão corrugado, se dedicando exclusivamente ao desenvolvimento da técnica de construção de esculturas a partir desse material.

 

SERVIÇO

“EXPOSIÇÃO MERGULHOS E IMERSÕES”, de Romero Cavalcanti

Em cartaz até o dia 6 de maio*

LOCAL: Casa de Cultura Bento Costa Jr

ENDEREÇO: Rua Bento Costa Jr, 70 - Centro

HORÁRIO DE VISITAÇÃO: segunda sexta, das 9h às 18h; e sábado, das 13h às 18h

ENTRADA FRANCA

 Foto: 

Obras de Romero Cavalcanti