Empreendedorismo materno: como equilibrar a vida profissional e familiar com sucesso

 

"Mulheres podem ser livres economicamente, sem precisar abrir mão de estarem próximas da família", afirma a empresária Isabel Tuñas
Divulgação/Arquivo Pessoal

Mais de 8 milhões de empreendedoras brasileiras são mães, revela pesquisa

 

Cada vez mais mães buscam o empreendedorismo para equilibrar trabalho e família. Isabel Tuñas, fundadora da Facilitoy, é um exemplo de mulher que enfrentou dificuldades após a maternidade e decidiu criar um negócio que pudesse ajudar outras mães a encontrar seu caminho. Com apoio do marido e sua experiência empreendedora, ela criou uma rede de franquias de aluguel de brinquedos e acessórios infantis, acreditando que as mulheres podem ser felizes, prósperas e ter sucesso em todas as áreas de suas vidas.

 

Isabel Tuñas, CEO da Facilitoy, compartilhou 5 dicas para mães empreendedoras que desejam iniciar seu próprio negócio:

 

1)    Não romantize o empreendedorismo materno: É importante estar ciente de que empreender exige tempo e muita dedicação, mesmo com a flexibilidade de horários. No início do negócio, é comum trabalhar mais horas do que o habitual.

 

2)    Escolha um negócio que esteja alinhado com seus valores e momento de vida: Descubra o que te inspira e faz feliz, e empreender se tornará mais fácil quando trabalharmos com algo que nos dê prazer e faça diferença na vida do cliente. Para encontrar a inspiração certa, pense em soluções para problemas que você ou outras pessoas enfrentam, ou busque exemplos em negócios de sucesso.

 

3)    Faça um plano de negócios: Estruturar um plano de negócios é fundamental para qualquer empreendimento, independentemente do tamanho. Ele ajuda a definir seus objetivos, identificar seu mercado-alvo, concorrentes e estabelecer um orçamento. Isso não só proporciona uma visão clara de como será seu negócio, mas também ajuda a comunicar sua ideia para investidores e clientes em potencial.

 

4)    Crie uma rede de apoio: Iniciar um negócio pode ser solitário e estressante para uma mãe empreendedora, especialmente se ela for a única responsável. É importante ter uma rede de suporte composta por amigos, familiares, outros empreendedores e grupos de apoio, que possam ajudar a equilibrar suas responsabilidades familiares e profissionais.

 

5)    Procure ajuda: Busque mentores e consultores que possam auxiliá-la a escalar sua empresa e torná-la mais lucrativa. Para mães empreendedoras que desejam ter um negócio próprio sem começar do zero, uma opção interessante é adquirir uma franquia. Além de ser um negócio já validado, as franquias oferecem suporte ao franqueado, uma estratégia de branding estabelecida, reduz os riscos do negócio e aumenta as chances de sucesso do empreendimento.

 

"Nascemos para sermos felizes, prósperas e vivermos uma vida abundante, em todas as áreas de nossas vidas." Essa é a frase que Isabel Tunas, idealizadora da Facilitoy, mais utiliza no seu dia a dia
Divulgação/Arquivo Pessoal

 

 

 

O cenário no Brasil

 

No Brasil, mais de 8 milhões de mulheres empreendedoras são mães - cerca de 33% -, de acordo com a pesquisa "Empreendedorismo Feminino no Brasil". Apesar disso, elas enfrentam dificuldades para empreender, como a falta de acesso a crédito e financiamento, e têm negócios menores e menos rentáveis do que os homens. Apenas 18% das empreendedoras obtiveram crédito para seus negócios, enquanto a média de faturamento mensal dos negócios geridos por mulheres é de R$ 3.677, comparado a R$ 5.497 dos negócios geridos por homens.

 

A especialista acredita que esses números evidenciam uma desigualdade estrutural na sociedade e no mercado de trabalho, mas também servem como incentivo para que as mulheres continuem a crescer seus negócios, como a franquia Facilitoy, que oferece um modelo de negócio lucrativo e adaptado às necessidades das mães, especialmente nos primeiros anos de vida de seus filhos.