Escolas públicas recebem prêmio por desempenho no processo de alfabetização na idade certa

 


Prêmio do Instituto João e Maria Backheuser incentiva educadores de Casimiro de Abreu e Conceição de Macabu

Quatro escolas da rede pública de Casimiro de Abreu e Conceição de Macabu foram reconhecidas, no último sábado (1/04), pelo Instituto João e Maria Backheuser (IJMB). Duas unidades de cada cidade se destacaram pelo comprometimento com a alfabetização na idade certa.

Essa é a premissa do Prêmio João e Maria de Educação, que chegou à sua 2a edição neste ano. O evento reuniu cerca de 120 pessoas, no Museu do Amanhã. Estiveram presentes educadores das 12 escolas finalistas e representantes das secretarias de Educação de cada cidade.

“Em 2022, os desafios pós pandemia foram enormes, mas conseguimos resultados excepcionais: dobramos o número de crianças no nível adequado nas redes apoiadas. É preciso reconhecer esses profissionais que conseguem todos os dias, com muito esforço, transformar um pouco da realidade da sua comunidade através da educação. Juntos, vamos ajudar a alfabetizar cada vez mais crianças no estado do Rio de Janeiro”, disse Anna Backheuser, presidente do conselho do Instituto João e Maria Backheuser (IJMB).

Além de consagrar os esforços das quatro escolas vencedoras, o prêmio representou um momento de valorização da escola pública e de reconhecimento da educação como agente de transformação social.

"O Instituto acredita na transformação da sociedade por meio da educação. O Rio de Janeiro é o 2o maior PIB do país, mas sempre tem os seus indicadores educacionais abaixo da média nacional. O terceiro setor precisa unir esforços com o governo por um mesmo objetivo", endossou a diretora do Instituto, Teca Pontual.

O apoio recebido foi muito celebrado pelas escolas participantes e ressaltado pela representante de uma das vencedoras, na categoria infantil, a Escola Municipal Renata Tavares Bastos.

"Estamos muito felizes e contentes por recebermos esse prêmio. Eu lembro do apoio que recebemos em todos os momentos e como fez diferença", concluiu Fábia Cruz Ferreira, emocionada.

Todas as escolas participantes são parceiras do IJMB e passaram pelo projeto Letras do Saber, que apoia as secretarias municipais de Educação no processo de alfabetização na idade certa. Com a premiação, o instituto espera estimular a adoção das melhores práticas pedagógicas nas escolas a partir da formação de todos os envolvidos no processo educacional.

Confira as unidades vencedoras:

Casimiro de Abreu
Categoria Infantil - Escola Municipal Renata Tavares Bastos

Categoria Ensino Fundamental  - Escola Municipalizada Moysés Silveira

Conceição de Macabu
Categoria Infantil - C.M.E.I Vovó Cenoura Procópio

Categoria Ensino Fundamental - C.E.M Almerinda de Mattos Henrique

Sobre o prêmio:

Em 2019, o IJMB lançou o Prêmio João e Maria de Educação, para incentivar o engajamento dos educadores no processo de aprendizagem dos alunos.
 
Na primeira edição, 15 escolas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental Anos Iniciais do município de Casimiro de Abreu, que participaram do programa TransFormar, foram avaliadas em quesitos como aperfeiçoamento da gestão pedagógica, articulação com os familiares e realização de atividades estratégicas de leitura. Do total de inscritas, seis escolas foram selecionadas e receberam a visita de um comitê formado por profissionais da área de educação.
 
Após a avaliação dos especialistas, as escolas Patrick Marchon Portal e Pré Escolar Anexo ao CECA municipalizado se destacaram com os melhores resultados pedagógicos ao incentivar a leitura, uma gestão escolar estratégica e a formação para qualificação de professores, vencendo em suas categorias. Ambas as escolas foram premiadas com notebooks para auxiliar na gestão.